Encontro indisciplinar com Lucius Provase: “o poema como objeto ontológico”

specieslucius
Encontro Indisciplinar do SPECIES com exposição de pesquisa e debate com Lucius Provase: “o poema como objeto ontológico – ou como é possível o contemporâneo?”

Quarta, dia 7 de dezembro, às 15 horas, no Anfiteatro 1100 (D. Pedro I – Reitoria/UFPR)

Resumo: A nossa experiência de tempo nos coloca, hoje, diante de um mundo sem lastro discursivo. Nesse cenário, dentre as implicações mais impactantes para o trabalho literário, destaca-se a perda do comum, daquilo que nos permite a partilha do sensível e a construção de contextos. Esse é o pressuposto desta apresentação. Nela discutirei como se dá a produção de sentido sem essa partilha, sem o estabelecimento prévio desse mínimo múltiplo comum discursivo. Também apontarei respostas oferecidas pelo trabalho literário a essa nova configuração discursiva, algo que gera o que chamei de objeto ontológico. O poema, mas poderíamos pensar na obra literária, passa a ser um produtor de historicidades e, portanto, de ontologias.


O evento é preparatório para o Seminário Performar a Literatura. Pesquisas para uma redefinição do literário, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, no Anfiteatro 100, do D. Pedro I. Mais informações aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s